Em 2021 a Vivo Fibra chega em Trancoso, sul da Bahia, prometendo uma conexão de alta tecnologia, rapidez e alta performance para games/aplicações online.
Quando instalaram na minha casa, me arrependi no primeiro dia; e registrei minha primeira reclamação. Em poucos tempo as reclamações dos clientes da minha empresa começaram a chegar também. E agora… depois de alguns meses, reclamando e aguardando ; resolvi escrever e relatar minha experiência com a Vivo Fibra em Trancoso, distrito de Porto Seguro no sul da Bahia.
No Início, tudo eram flores!
Belo dia, ensolarado… característico do verão eterno aqui na Bahia 🙂 , sai pela manhã para trabalhar e vi uma movimentação atípica na cidade; Percebi caminhões e homens uniformizados espalhados pela cidade, um verdadeiro mutirão de funcionários da Vivo; Subindo em postes, passando cabos de fibra ótica… foi então que pensei:
“PUTA QUE PARIU! Agora sim vamos ter uma Internet TOP ! ”
Há alguns anos já havia chegado a tecnologia de fibra ótica aqui na região, sempre funcionou muito bem; mas com a chegada da Vivo Fibra seria outro patamar, serviços como telefonia Voip e IPTV poderiam vir inclusos junto com o pacote de internet.
Maravilha! Corri no site da vivo para me informar dos preços e condições.
Antes de entrar no site da Vivo, vi um resultado da pesquisa google:
Empolgado com o resultado da pesquisa, continuei e acessei o site da Vivo.com.br :
Depois de ver as propagandas e informações no site, sem hesitar, contratamos para nossa casa a Vivo Fibra.
E então, veio a decepção…
No dia da instalação estávamos todos ansiosos e alegres! Meu filho e minha esposa que jogam online, aguardavam para testar a “Ultra velocidade, próxima à velocidade da luz ” como dizia a propaganda no site da vivo… e eu empolgado com as possibilidades que essa conexão de alta tecnologia proporcionaria a mim e meus clientes na região de Trancoso… servidores/aplicações online rodando direto de casa, maior competitividade nas operações em blockchain(com uma latência de 9ms como relatou o usuário na pesquisa do google, seria 2x mais rápido que minha conexão atual) dentre outras vantagens que eu achei que teria sendo cliente de uma empresa do nível da Vivo.
Me enganei feio… a alegria que sentíamos antes da instalação se foi em menos de um minuto após a instalação da Vivo Fibra.
Meu filho foi o primeiro a reclamar: “Pai, a internet tá lenta!”
Eu perguntei: “como assim? você acha que o pequeno provedor local que a gente usava é mais rápido que a Vivo, que comprou a GVT e opera a nível Nacional?”
O pior é que ele estava certo! Inacreditavelmente o nosso pequeno provedor local era 3x mais rápido que a Vivo Fibra…
Com a decepção, veio a dor de cabeça!
Inconformado, no mesmo dia da instalação, abri a primeira reclamação.
No dia seguinte pela manha veio o técnico fazer uma verificação da instalação, mas infelizmente após ele constatar que tudo estava “dentro dos parâmetros” a latência continuava alta; Foi então que abri a segunda reclamação e em alguns dias me enviaram um supervisor que estava pela região. Após o supervisor também constatar que tudo estava “dentro dos parâmetros” questionei sobre a ultravelocidade que foi anunciado na propaganda da Vivo e mostrei os testes feitos com meu provedor de internet local. Depois do Supervisor da Vivo constatar que o provedor antigo era realmente 3 vezes mais rápido que a Vivo Fibra, ele ficou de consultar a área técnica e resolver o problema.
Depois de algumas semanas aguardando e conversando com o supervisor pelo whatsapp, cheguei a conclusão de que ele não iria conseguir melhorar e me entregar uma conexão com de qualidade fibra ótica e resolvi entrar em contato com a ouvidoria da Vivo.
Já me sentindo enganado pela Vivo Fibra, que me vendeu uma conexão de fibra ótica “ultraveloz”, mas entregou uma conexão com a performance do antigo ADSL(na verdade, o ADSL da Oi estava com uma latência menor que a Vivo Fibra, inacreditável!) ; Entrei em contato com a Ouvidoria da Vivo para relatar o ocorrido, acreditando que a Ouvidoria faria “a diferença” e interviria pra manter a qualidade do serviço oferecido. Infelizmente isso não aconteceu, aguardei e reclamei por mais algumas semanas… deram algumas desculpas na ouvidoria…agora estou recorrendo a ANATEL e a ViVo Fibra enrolando… se fazendo de desentendida , confundindo propositalmente Capacidade(200mb/s) com velocidade ( 62ms )… a ANATEL afirma que não pode obrigar a Vivo entregar o serviço com qualidade ofertada, só pode multar. Próxima parada, justiça …